
O Transtorno Dissociativo é um transtorno mental em que o indivíduo sofre de um desequilíbrio psicológico, havendo alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento.
Os principais sintomas que o paciente com este transtorno pode vivenciar, que surgem de forma isolada ou em conjunto, são:
- Amnésia temporária, seja de eventos específicos ou de um período do passado;
- Perda ou alteração dos movimentos de partes do corpo;
- Lentificação dos movimentos e reflexos ou impossibilidade de se mover, semelhante a um desmaio ou um estado de catatonia;
- Perda da consciência de quem é ou de onde está;
- Movimentos semelhantes a uma crise epiléptica;
- Formigamentos ou perda da sensibilidade em um ou mais locais do corpo, como boca, língua, braços, mãos ou pernas;
- Estado de extrema confusão mental;
- Múltiplas identidades ou personalidades.

Como é muito comum que os portadores de transtorno dissociativo apresentem mudanças de comportamento, como uma súbita reação exaltada ou desequilibrada, por isso, este transtorno também acaba sendo conhecido como histeria ou reação histérica.
Na maioria dos casos, o transtorno dissociativo costuma se manifestar ou ser agravado após eventos traumáticos ou de grande estresse, e costuma surgir de forma brusca.
O tratamento do transtorno dissociativo deve ser orientado por um psiquiatra e pode incluir uso de remédios ansiolíticos ou antidepressivos para aliviar os sintomas, sendo muito importante a realização de psicoterapia.
Também é recomendada a realização de psicoterapia, com um psicólogo, para ajudar o paciente a desenvolver estratégias para lidar com o estresse. As sessões são mantidas até que o psicólogo ache que o paciente é capaz de gerir as suas emoções e relações de forma segura.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.