Psiquiatra especializada em Depressão

Atualmente, no Brasil, 5,8% dos habitantes (maior taxa do continente latino-americano) sofrem com o problema de depressão. Além disso, o Brasil é considerado o país mais estressado da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para termos uma ideia, entre 2008 e 2018, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. São números alarmantes!

Dessa forma, o risco de ter depressão é sempre maior em pessoas que já têm histórico de doença na família. Maus hábitos comportamentais também favorecem o aparecimento de uma crise, e agravam ainda mais um quadro já avançado.

Portanto, você sabe o que é depressão?

Depressão

Depressão é um transtorno que faz com que a pessoa fique triste por um longo período e perca o interesse pelas coisas, até nas rotinas simples do dia-a-dia: arrumar a cama, escovar os dentes e se alimentar.

Ausência de prazer em atividades que antes traziam felicidade. Grande oscilação entre humor e pensamentos. Tristeza profunda. Falta de ânimo. Em suma, são apenas alguns exemplos e sinais que , combinados entre si, caracterizam um quadro depressivo. Além disso, dependendo da gravidade, ela pode desencadear também doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e hipertensão.

Quando o indivíduo apresenta um quadro depressivo, além da sensação de infelicidade constante, apresenta baixa no sistema imunológico, o que acarreta maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos.

Em síntese, existem algumas evidências que apresentam alterações químicas como principais agentes no desenvolvimento de um quadro depressivo. Elas ocorrem, principalmente, com relação às substâncias que transmitem impulsos nervosos para as células. Há também os acontecimentos psicológicos e sociais, que muitas vezes, são consequência, e não a causa em si da depressão.

Por fim, dados mostram, infelizmente, que uma a cada cinco pessoas ao redor do globo terrestre apresenta ou irá apresentar depressão em algum momento da sua vida!

À primeira vista, você sabe qual médico procurar quando tiver os sintomas?

Psiquiatra especializado em Transtorno de Depressão

Definitivamente, o mais importante é buscar um médico psiquiatra, especializado em transtornos mentais, como a depressão. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar corretamente se há, realmente, a presença de depressão, identificar o tipo de doença, além de identificar outros distúrbios psiquiátricos associados.

Estas análises, são um fator determinante para a escolha do tratamento!

Nesse sentido, o psiquiatra especializado em transtorno da depressão será também responsável por encontrar meios para que o paciente vença a depressão da melhor maneira possível, com o mínimo de efeitos colaterais.

Em relação ao tratamento com remédios, as medicações mais indicadas incluem os antidepressivos, que atuam para normalizar os níveis de noradrenalina, serotonina e dopamina, que são neurotransmissores ligados ao surgimento da depressão.

Trabalho coletivo

Em suma, o médico psiquiatra, também analisa a necessidade de outras intervenções, como eletroconvulsoterapia ,estimulação magnética e psicoterapia. A partir daí, outros especialistas entram em cena, como terapeutas ocupacionais, educadores físicos e médicos do sono.

Além dos acima citados, entre em cena também o psicólogo. Eles são  importantes para que o paciente tenha uma reabilitação completa e retomada da vida social e profissional. Psicólogos também atuam ajudando a lidar com fatores de risco.

Consulta

Portanto, no momento da consulta, o psiquiatra fará alguns levantamentos, como histórico do paciente e familiares, e poderá ainda pedir alguns exames laboratoriais específicos para ter um diagnóstico preciso. A depressão em si, pode também estar associada a outros transtornos psiquiátricos e tem níveis de intensidade. Pode ser leve, moderada e grave. Nesse sentido, cada paciente precisa ser avaliado individualmente, e cada caso recebe um diagnóstico, além  de ser encaminhado para um tratamento específico.

Tratamento

Em síntese, o uso de antidepressivos, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não tem o objetivo de manter o paciente dependente dos remédios, e sim, auxiliar em uma recuperação mais acelerada! Assim, o objetivo principal é que o paciente consiga, por si só, levar sua vida normalmente, sem necessitar dos remédios.

Nesse sentido, todo psiquiatra especialista em transtornos da depressão indicará os medicamentos mais adequados para o indivíduo, de modo a causar o mínimo de efeitos colaterais.

Além disso, há possibilidade também do médico psiquiatra receitar tratamentos como a psicoterapia e terapia cognitivo-comportamental em conjunto com algum antidepressivo, afim de acelerar o processo e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Por último, e não menos importante, uma mudança no estilo de vida também poderá ser receitada para o tratamento da depressão, tendo em vista que é um fator que piora os sintomas relacionados ao transtorno. Dessa forma, para tratar a depressão da melhor forma, é preciso seguir as recomendações médicas, pois tanto o psiquiatra quanto o terapeuta são profissionais capacitados para o tratamento da depressão!

Existe ainda, o chamado teste farmacogenético, que utiliza o material genético do paciente para  determinar qual o melhor medicamento para tratamento da depressão. Esse teste, além de ajudar nessa identificação ainda mais precisa, aumenta a eficiência do tratamento em até 50% em alguns casos!

Aceitar e abraçar o tratamento da depressão com o psiquiatra

Antes de mais nada, após a primeira consulta como psiquiatra, é de extrema importância manter o tratamento com regularidade e afinco, e continuar visitando o médico regularmente. O que acontece, muitas vezes, é a desistência por parte do paciente por conta que os remédios estão fazendo efeito. Contudo, não se pode parar! As chances de retorno da depressão são grandes.

Assim, o psiquiatra especialista aconselha a lidar com as expectativas antes da primeira consulta. O tratamento é gradual, mesmo quando há uso de medicamentos. Dessa forma, deve-se controlar novamente as expectativas e entender, que , lentamente, chega-se a dose certa!

Quer saber mais sobre tratamentos da depressão e tirar todas as suas dúvidas? Entre em contato com a gente!

Estaremos felizes em lhe atender!

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.

Agende sua consulta