Sabemos que as doenças mentais podem atingir tanto homens quanto mulheres. Contudo, as mulheres apresentam alguns períodos de maior vulnerabilidade para o aparecimento de transtornos, como os dias que antecedem a menstruação, durante a gravidez e o pós-parto, na menopausa e no climatério.
Isso acontece devido à alteração hormonal normal característica desses períodos em mulheres predispostas ao desenvolvimento de transtornos mentais.
Transtorno Disfórico Pré-menstrual
É comum, antes da menstruação, que as mulheres apresentem sintomas físicos (dor nas mamas, inchaço, dores de cabeça) e alguns sintomas psíquicos (alguma irritabilidade, tristeza, crises de choro). Porém, eles não as incapacitam de continuar suas atividades habituais.
Gravidez e Pós-parto
Apesar de a gravidez ser considerada um período de plena felicidade e realização pessoal para a mulher, a realidade costuma ser bem diferente.
Na prática, é comum encontrar mulheres que sentem vergonha de relatar algum sintoma de tristeza e descontentamento com a gravidez por medo do julgamento dos outros. Isso sem falar de outras queixas das gestantes, que são consideradas normais, como maior sonolência, maior sensibilidade, entre outros.
Menopausa e Climatério
O fim da idade reprodutiva da mulher é um período bastante conturbado, pois além das alterações hormonais, normalmente ocorrem eventos importantes, como aposentadoria, perda dos pais, saída dos filhos de casa e mudanças corporais decorrentes da idade.
Tudo isso influencia o maior acometimento das mulheres por doenças mentais. Por isso é importante procurar um psiquiatra caso note alguns dos sintomas listados acima.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.