
A psicanálise é uma abordagem da Psicoterapia que trabalha profundamente o inconsciente, responsável pelas nossas atitudes que temos em modo automático.
O fundador da psicanálise foi Sigmund Freud, que descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e brigas.
Tudo o que está armazenado em nosso inconsciente afeta as nossas vidas. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. Por isso, podemos entrar em conflito conosco ou com pessoas sem compreender exatamente a razão.

E é aí que entra a psicanálise, que busca as causas da infelicidade das pessoas nos esconderijos do inconsciente.
Podemos listar como as principais escolas da Psicanálise:
- Freud: na psicanálise freudiana, o ego é a parte do sistema psíquico que lida diretamente com a realidade. Apesar de ser visto como um vilão por muitos, o ego é o mediador entre os impulsos do id (que armazena os desejos inconscientes) e as exigências do superego (aspecto final da personalidade).
- Lacan: enfatiza a estrutura linguística, ou seja, o indivíduo é formado através da linguagem. O mundo em que vivemos, de acordo com o psicanalista, é construído de símbolos e de significantes, conceito que define que um objeto, imagem ou situação pode representar outra coisa. O indivíduo, portanto, consegue identificar esses símbolos por conta da linguagem.
- Winnicott: o seu foco é a relação entre a criança e a mãe. Segundo ele, todos nós nascemos indefesos, porém, com grande potencial. Para que este possa se desenvolver propriamente, o ambiente precisa ser acolhedor e garantir a satisfação das necessidades básicas.
- Klein: desenvolveu a análise do comportamento das crianças por meio da brincadeira para ter acesso ao inconsciente da criança já que a associação livre de Freud dificilmente seria usada com indivíduos de pouca idade. Ela fundou uma teoria da psicanálise referente às fantasias do inconsciente.
- Bion: desenvolveu a Teoria do Pensar. O ato de pensar surge como uma forma de lidar com a frustração, criando novas realidades para satisfazer os desejos não satisfeitos.
- Psicanálise contemporânea: a proposta é aquela que vai de encontro às emoções reprimidas para encontrar caminhos para novos encontros e, eventualmente, libertá-las.
O psicanalista é o profissional que segue a linha teórica da psicanálise no trabalho com seus pacientes.
É importante ressaltar que a psicanálise é uma formação, que não é restrita somente aos profissionais de psicologia. Uma boa formação nessa área tem duração de pelo menos 4 anos e mais de 700 horas de estudo.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.