Psiquiatra especializada em Transtorno de Ansiedade

A ansiedade é comum e aceitável até certo ponto, entretanto, quando a vida, as atividades e relacionamentos começam a ser prejudicados, o ideal é buscar uma Psiquiatra especializada em Transtorno de Ansiedade.

Em outras palavras, a ansiedade é algo que faz parte dos sentimentos humanos, chegando a ser saudável, ao se deparar com um problema no trabalho, na escola ou até mesmo momentos antes de uma decisão ou evento importante.

Quanto ao transtorno de ansiedade, a preocupação e medo são de formas intensas, que impedem a pessoa de viver o momento presente, perdendo a capacidade de concentração e desempenho das tarefas, uma vez que seus pensamentos e energia estão focados em situações que ainda não ocorreram e que podem nem ocorrer.

O indivíduo com esse distúrbio pode ainda sofrer de outros males, como o a ansiedade generalizada, síndrome do pânico e outros, que em pouco tempo, podem prejudicar a saúde de forma geral, além das relações humanas.

Tipos de Transtornos de Ansiedade

Os tipos de transtornos de ansiedade mais comuns são:

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Tem como característica principal a repetição de ações, rituais e pensamentos repetitivos ou obsessivos, que embora os pacientes saibam que esse comportamento é desnecessário ou sequer tenha sentido, não conseguem evitar.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse transtorno se relaciona com o modo de preocupação excessiva em questões relacionadas à rotina, como vida profissional, saúde, estudos, não somente de si mesmo.

A TAG, inclusive, adentra aspectos fora da vida do paciente, onde amigos e familiares são motivo de preocupação e segurança, causando um desgaste físico e mental, entre outros problemas como tensão muscular, enxaqueca e problemas no trato digestivo.

Fobia social

É definida pelo medo intenso e descomunal sobre algo que não existe, ou ainda, que não representa o perigo que justifique tal transtorno de ansiedade. Por exemplo, há pessoas que apresentam fobia social por palhaços, multidões, de viajar de avião ou sofrer ataques de animais inofensivos. 

Síndrome do pânico

Diversos fatores podem desencadear a síndrome do pânico e que na sua maioria, não há nenhum motivo plausível para esse transtorno de ansiedade.

A preocupação, principalmente para pessoas próximas, são os sintomas similares a problemas cardíacos, como tonturas, dores no peito, sensação de morte e taquicardia.

Ansiedade por estresse pós-traumático

Certas situações da vida são realmente difíceis de enfrentar e para algumas pessoas, retomar suas atividades sem que haja lembranças sobre esses fatos, é completamente impossível. 

A ansiedade por estresse pós-traumático é decorrente de flashbacks ou memórias e pesadelos, referente a algum evento traumático do passado, em que constantemente é revivido pelo indivíduo, que não consegue controlar e administrar sua reação sobre o que ocorreu, contribuindo para uma baixa qualidade de vida.

A saber, o transtorno de ansiedade se define pela sensação de insegurança e medo (temor ou fobia) que desencadeia uma série de preocupações, a ponto de a pessoa ficar em estado constante de alerta, onde qualquer situação pode ser uma ameaça ao indivíduo.

E como tudo que começa na mente, reflete no corpo, reações biológicas e fisiológicas ocorrem neste período, o que são mais um motivo para se buscar ajuda psiquiátrica, a fim de evitar complicações de saúde, em médio e longo prazo.

Sinais e sintomas do Transtorno de Ansiedade

A princípio, os sinais e sintomas do transtorno de ansiedade podem variar de uma pessoa para outra, o que cabe analisar também a frequência com que eles aparecem.

Logo, é interessante fazer uma autoavaliação ou observar se o amigo ou pessoa próxima que apresenta ao menos um sintoma da lista questionar se está tudo bem ou se seria o caso de uma ajuda profissional é benéfico à saúde.

O transtorno de ansiedade causa sintomas físicos e emocionais, dentre eles:

  • Pensamentos constantes e incontroláveis;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de pânico ou perigo iminente,
  • Irritação sem causa aparente;
  • Estado de alerta frequente;
  • Problemas para dormir,
  • Alterações no apetite.

No caso dos sintomas físicos do transtorno de ansiedade podemos citar:

  • Suor excessivo;
  • Respiração pesada e rápida;
  • Confrontar fisicamente algo ou alguém;
  • Boca seca,
  • Mãos trêmulas;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações nos batimentos cardíacos;
  • Cansaço extremo ou falta de energia;
  • Tonturas e desmaios;
  • Dores de estômago e enjoos.

Em suma, a ansiedade “saudável” desperta reações como luta ou fuga, onde instintivamente buscamos uma alternativa para nos livrar de tal situação e que, sabendo gerenciá-la, não causa males.

Entretanto, quando essa reação aparece em eventos que não representam perigo, é fundamental buscar ajuda médica urgente, pois em muitos casos a dissociação é desencadeada no indivíduo, podendo levar a conflitos e problemas maiores.

A dissociação é caracterizada pela desconexão da mente do próprio corpo, em que apesar de ver as situações acontecendo, o indivíduo não as sente, perdendo os sentidos de memória e ambiente em que se encontra.

Além disso, o transtorno de ansiedade pode levar à depressão se não for tratada, por isso, é importante consultar-se um profissional de saúde mental e identificar as causas que levam ao distúrbio.

Causas e fatores do transtorno de ansiedade

A princípio, qualquer pessoa de qualquer idade pode vir a sofrer de transtorno de ansiedade, mas há algumas causas e fatores que predispõem um indivíduo a desenvolvê-la, como:

  • Herança genética;
  • Estilo de vida, em que a pessoa é constantemente sujeita a preocupações;
  • Alterações nos neurotransmissores e distúrbios biológicos responsáveis pela serotonina, entre outros que elevam ou diminuem a ansiedade;
  • Diagnóstico anterior de transtornos mentais;
  • Dependência de substâncias como álcool e drogas;
  • transtornos do desenvolvimento durante a infância;
  • Eventos traumáticos anteriores.

Tratamentos e terapias para o Transtorno de Ansiedade

A primeira consulta é uma das que mais contribuem para o diagnóstico do tipo de transtorno de ansiedade do qual o paciente está passando.

A partir daí, uma avaliação clínica e se necessários exames podem ser solicitados, com objetivo de identificar outros pontos relevantes que possam estar associados aos sintomas do distúrbio mental.

Contudo, o tratamento depende do paciente em seguir as recomendações médicas, que essas serão feitas de forma individualizadas, favorecendo o comprometimento do mesmo e aumentando as chances de melhora de seu estado de saúde.

A Dra. Olívia Pozzolo é psiquiatra especializada em transtorno de ansiedade. Agende uma consulta e transforme sua vida para melhor.