Saiba mais sobre a Psiquiatria
A psiquiatria deriva do termo grego Psychē, que significa alma, mente. Essa especialidade médica trata das patologias que alteram o comportamento humano, causando sofrimento ou prejuízo funcional.
Os distúrbios frequentemente acompanhados pelo psiquiatra podem ser os transtornos de humor, como depressão e bipolaridade, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e os transtornos por causa de abuso e dependências de substâncias como por exemplo, álcool e drogas.
Esta especialidade é prática complementar da saúde mental, que engloba também a psicologia, assistência social, terapia ocupacional, enfermagem, fonoaudiologia, entre outras.
O objetivo principal do psiquiatra é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, tanto de ordem biológica, como psicológica e cultural. Uma doença psíquica pode ser tratada através de medicamentos ou terapias como a psicoterapia, técnica tradicional no tratamento.
Subespecialidades da psiquiatria
Alguns profissionais especializam-se em grupos como:
- Pedopsiquiatras: especialistas em crianças e adolescentes;
- Gerontopsiquiatria: responsáveis por tratar de problemas psiquiátricos em idosos;
- Psiquiatria forense: se especializaram no tratamento de criminosos e ou pacientes que apresentam periculosidade;
- Psicoterapia;
- Interconsulta em Hospital Geral ou Psiquiatria de Ligação.
Prática da Psiquiatria
Os psiquiatras são médicos especializados pelo cuidado da saúde mental, através de seu tratamento, incluindo o diagnóstico e o uso de medicamentos.
Esses profissionais podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma, exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons.
O profissional necessita avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser os fatores do seu distúrbio mental.
O atendimento psiquiátrico pode ser feito de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos mais graves como tentativa de suicídio ou risco para quem convive com o paciente, a indicação de internação poderá ser necessária.
Formas de tratamento
Hoje em dia, os pacientes são atendidos em consultórios. Se a hospitalização for necessária, em geral costuma ser por poucas semanas.
Avaliação inicial
A primeira consulta com o psiquiatra é um momento que gera dúvidas para os pacientes. Em sua avaliação inicial, o profissional analisará a sua condição física e mental. É realizada uma conversa para obter mais informações sobre você e o que se passa.
O exame físico é realizado para diagnosticar se existem doenças, como tumores cerebrais, doenças da tireóide, ou sinais de auto-agressividade. Esse exame pode ser feito por outro médico, porém o exame do estado mental do paciente é a parte essencial dessa consulta e é através dele que se inicia o tratamento adequado.
Consultas
O paciente vai ser acompanhado por seu psiquiatra em consultas com duração de 30 a 60 minutos. É nesse momento que o psiquiatra vai conversar com o seu paciente para se atualizar sobre o seu estado mental, rever medidas terapêuticas e realizar a psicoterapia. A frequência das consultas varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Internação psiquiátrica
Em casos graves poderá ocorrer a internação psiquiátrica, que possui duas formas: voluntário e compulsório.
Os pacientes podem ser internados voluntariamente de acordo com seu quadro e se o mesmo aceitá-lo. O internamento compulsivo acontece quando o paciente possui um mandado ou processo de internamento por reunir as condições previstas na Lei de Saúde Mental. Os critérios para a internação visam a presença de distúrbio mental que coloque em risco sua saúde e a de terceiros.
Se houver a internação, o paciente será avaliado, monitorado e medicado por um equipe multidisciplinar ,que inclui psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e profissionais da saúde em geral. Está precisando de ajuda de um psiquiatra? Agende sua consulta com a Dra. Olívia Pozzolo.
Artigo escrito pela Dra. Olivia Pozzolo
Psiquiatra especializada em transtornos psiquiátricos e históricos de abuso de substâncias como álcool e drogas.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.