Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?
Atualmente, muitas pessoas confundem essas áreas de atuação. Por serem áreas que tratam da parte psíquica do ser humano, é muito comum que exista essa dúvida sobre o papel de cada um. Muitas vezes, o que acontece é que ambas atividades se complementam. Em outras palavras, atuam juntos em um mesmo caso específico. Dessa forma, o paciente faz psicoterapia com seu psicólogo e o tratamento com remédios com seu psiquiatra.
Em suma, se partirmos para algo realmente mais direto,podemos dizer que o psiquiatra é o médico do cérebro e do corpo, enquanto o psicólogo trata da alma e da psique do indivíduo.
Mas afinal, você conhece e sabe as reais diferenças dessas duas áreas? Sabe identificar onde cada um atua?
Psiquiatra: médico do cérebro e do corpo
Em primeiro lugar, precisamos entender que a psiquiatria é uma especialidade da medicina. Seu foco e área de atuação se concentra em prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diversas formas de transtornos mentais atualmente. Geralmente, essas condições apresentam-se de forma severa, um dos motivos nos quais o psiquiatra pode recorrer ao uso de medicamentos. Contudo, isso não trata-se necessariamente de uma regra. O indivíduo pode se tratar com o psiquiatra sem o uso de medicamentos.
Assim, entre as doenças mentais diagnosticadas e tratadas pelos psiquiatras podemos citar a depressão, transtorno de ansiedade, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), transtorno bipolar e perda de personalidade. Para identificar essas e outras doenças, o psiquiatra cria um histórico mental do indivíduo, através de diferentes perspectivas: psicológica, biológica, cultural, etc.
Dessa forma, uma vez diagnosticado, o indivíduo passará por uma série de exames. A partir daí, caso o profissional responsável julgue necessário, ele poderá receitar medicamentos e terapias diversas, como a psicoterapia, comandada por psicólogos.
Subespecialidades
Existem ainda, dentro da própria psiquiatria, suas subespecialidades, que são áreas que o profissional pode especializar-se ainda mais. Assim, podemos citar:
- Gerontopsiquiatria: São psiquiatras que se tornam especialistas em idosos;
- Pedopsiquiatria: São aqueles especialistas em tratar crianças e adolescentes;
- Psiquiatria forense: Em suma, estes profissionais realizam laudos de sanidade para casos civis e criminais, tratando criminosos e pacientes que apresentam risco;
- Psicoterapia: Sim! Psiquiatras também utilizam a psicoterapia. Contudo, para isto, é preciso uma formação complementar!
Principais funções
Primordialmente, a principal função de um psiquiatra é a melhora do bem-estar psíquico e aliviar o sofrimento de indivíduos que sofrem de doenças mentais. Assim, entre as principais funções do médico psiquiatra, incluem-se:
- Implementação de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, tanto individuais, quanto coletivas;
- Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
- Coordenar serviços e programas de saúde mental;
- Difundir conhecimentos de sua área médica.
Psicólogo: alma e psique
Em suma, o psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento relacionados aos seus pacientes. Para tal objetivo, ele faz uma análise de atitudes, ideias, emoções e sentimentos, elaborando um mapa mental do indivíduo. Assim, ao avaliar esses aspectos, o profissional ainda ajuda o paciente a identificar as causas dos seus problemas e rever os comportamentos que estejam causando algum malefício mental.
Nesse sentido, seu campo de atuação é amplo, e não restringe-se apenas a consultórios. O profissional pode atuar também em escolas, hospitais e ambientes jurídicos e corporativos. O campo da Psicologia Social também faz parte de sua atuação, sendo incorporada em centros de atendimento, asilos, ou uma penitenciária, por exemplo.
Subespecialidades
Assim como o psiquiatria, a psicologia também possui suas subespecialidades, das quais podemos citar algumas:
- Psicomotricidade: Em suma, tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Ou seja, suas interações cognitivas e psíquicas e sua interação com o mundo e outros indivíduos.
- Psicologia do Trânsito: estuda o comportamento humano no contexto do trânsito, investigando fatores externos e internos, conscientes e inconscientes, que promovem, influenciam e transformam esses comportamentos.
- Psicólogo do trabalho: Em síntese, observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação cotidiana com o trabalho.
- Psicologia esportiva: o psicólogo e esportista atua junto com os treinadores e treinamento tradicional dos atletas para promover uma melhoria no desempenho esportivo, tanto fisicamente, quanto psicologicamente.
Por fim, como o principal objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano, atualmente, seus conhecimentos são muito úteis no setor de marketing, auxiliando equipes no desenvolvimento de campanhas de publicidade e propaganda, entre outras formas que envolvem o público.
Mas afinal, qual a real diferença entre as duas áreas?
Psicologia x Psiquiatria
Em conclusão, a principal diferença entre essas duas profissões é a formação acadêmica. O psiquiatra se forma em medicina (formação que dura cerca de 6 anos), e depois faz uma especialização em psiquiatria, o que leva cerca de 3 anos. Já o psicólogo precisa completar o curso de psicologia, que dura em média, cinco anos.
Na maioria das vezes, os psiquiatras são requisitados para que o paciente consiga ter um alívio mais rápido dos sintomas que apresenta. Aliado a isso, uma avaliação criteriosa que inicia o tratamento mais adequado à situação, visando a estabilização e recuperação do paciente. Já os psicólogos são geralmente procurados por pessoas que possuem questões específicas que queiram tratar, ou , ainda por se sentirem de alguma forma, incapacitados emocionalmente. Geralmente, por não conseguirem lidar com um problema sozinho. Apesar de essa não ser a única função do psicólogo, como vimos anteriormente, tende a ser a mais comum.
Atendimento psiquiátrico individualizado, pautado pela ética profissional. É isto que a clínica da Dra Olívia Pozzolo oferece!
Psiquiatra especializada em transtornos psiquiátricos e históricos de abuso de substâncias, como álcool e drogas, a Dra. Olivia Pozzolo oferece em sua clínica psiquiátrica um atendimento individual, humanizado e eficiente, sempre prezando pelas particularidades de cada paciente.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.