Psiquiatra especializada em transtornos alimentares

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Os transtornos alimentares são condições graves caracterizadas por alterações na forma de se alimentar, geralmente devido a uma preocupação excessiva com o peso e a aparência do corpo, e que podem causar danos sérios à saúde. 

Esses comportamentos, além de afetar a capacidade de nutrição do corpo, podem prejudicar o funcionamento do coração e do sistema digestivo, podendo provocar outras doenças e até levar à morte. 

Qualquer pessoa pode ser acometida por esses distúrbios, mas são mais comuns nas mulheres, principalmente durante a adolescência, e podem ter ligação com outros problemas como a ansiedade, depressão ou uso de drogas. 

Primeiramente, o diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, que tomará como base os hábitos alimentares, sinais e sintomas. 

Caso haja a suspeita de algum transtorno, o médico poderá solicitar exames, tanto físico quanto de laboratório, o preenchimento de questionário e fará a avaliação psicológica, podendo incluir outros testes adicionais para confirmar o diagnóstico.

Então, detectado o distúrbio, é iniciado o tratamento que geralmente inclui uma abordagem multidisciplinar, de acordo com as necessidades de cada caso, mas envolve especialmente uma equipe especializada em transtornos alimentares, com profissionais de saúde mental e nutricionistas. 

De forma geral, o tratamento combina psicoterapia com medicamentos e educação nutricional, visando a retomada de hábitos saudáveis na alimentação, abandonando comportamentos prejudiciais. 

Além disso, esse processo prevê a identificação das causas do transtorno, a fim de melhorar a relação do paciente com a comida, e quando necessário reverter complicações causadas pela condição. 

Em casos mais graves, quando a vida do paciente se encontra em risco, em geral é adotada a hospitalização imediata, por meio da internação voluntária (com consentimento do paciente), involuntária (solicitada por familiar) ou compulsória (por ordem judicial a partir de pedido formal do médico).

Principais transtornos alimentares

  • Anorexia nervosa

Esse distúrbio é caracterizado pela distorção da própria imagem corporal, em que o indivíduo se vê sempre com excesso de peso, ainda que evidentemente ele se encontre muito abaixo do peso e até mesmo desnutrido. 

Se trata de uma obsessão para emagrecer e um medo exacerbado de ganhar peso, fazendo com que o indivíduo passe a rejeitar qualquer tipo de alimento.

Dentre os principais sintomas, além de ficar sem comer por longos períodos, estão evitar comer em público, contar calorias antes de ingerir a comida, se ver sempre gordo no espelho, fazer exercícios físicos de forma demasiada e tomar remédio para emagrecer.

  • Bulimia

É marcada por episódios frequentes de compulsão alimentar, em que o indivíduo ingere grandes quantidades de comida de uma só vez, muitas vezes escondido, seguida de comportamentos compensatórios, seja induzindo o vômito, ficando sem comer, usando laxantes ou diuréticos e praticando atividades físicas em excesso como forma de tentar controlar o ganho de peso.

As consequências desse comportamento geralmente são inflamações na garganta, cáries e sensibilidade nos dentes, refluxo gástrico, desidratação e problemas gastrointestinais.

  • Compulsão alimentar

Nesse transtorno, o indivíduo passa a comer de modo descontrolado em alguns momentos, ainda que ele não esteja com fome.  Durante os episódios, além do grande volume de comida e da dificuldade em parar de comer, há também a perda de controle sobre o que se come, fazendo com que ele consuma alimentos incomuns, como comida crua ou gelada, por exemplo.

  • Ortorexia

Nesse caso, a preocupação excessiva se dá em manter uma alimentação correta, com uma obsessão por ingerir somente alimentos saudáveis e de qualidade, além de um controle exagerado na contagem de calorias. 

Isso leva o indivíduo a pesquisar de forma demasiada sobre alimentação saudável e assuntos afins, evitar comer fora de casa, exigir sempre produtos orgânicos e realizar um planejamento rigoroso das suas refeições.

  • Vigorexia

Também chamada de Transtorno Disfórmico Muscular ou Síndrome de Adonis, a vigorexia tem como principal característica a obsessão pelo “corpo perfeito”, fazendo com que o indivíduo passe a exagerar na prática de atividades físicas. Isso pode levar a um quadro de overtraining, que por si só gera uma série de consequências, como cansaço extremo e irritabilidade, além de outros sintomas, como o uso desenfreado de suplementos alimentares, preocupação excessiva com o teor das refeições, insônia, dor muscular e exaustão.

  • Síndrome de Gourmet

Mais raro em relação aos outros, esse transtorno se refere a uma preocupação extrema com todos os aspectos relacionados à preparação da comida, desde a compra dos ingredientes até o modo em que a refeição é servida. 

Com isso, o indivíduo passa a ter um cuidado extremo em relação à qualidade dos alimentos comprados, na sua preparação e na apresentação dos pratos, fazendo com que ele despenda bastante tempo na cozinha. O paciente também pode passar a consumir com frequência pratos especiais ou mais exóticos.

  • Transtorno alimentar noturno

Tem como principal característica a falta de apetite pela manhã, que é compensada por um consumo exagerado de comida durante a noite, o que desencadeia num quadro de insônia e contribui para ganho de peso em excesso.

Quer saber mais sobre esse assunto? Agende a sua consulta e tire todas as suas dúvidas sobre os transtornos alimentares.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.