Psiquiatra especializada em transtornos de depressão

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

A depressão é um dos problemas psiquiátricos que têm maior incidência no mundo. Aliás, segundo a OMS, no Brasil, mais de 80% da população sofre com algum transtorno mental, principalmente com quadros de ansiedade e depressão. E o primeiro passo para controlar essas condições consiste em buscar ajuda especializada, que, nesse caso, o profissional mais indicado é o médico psiquiatra.

Esse é o especialista capaz de acompanhar o paciente durante todo o processo, desde o diagnóstico, em que pode se identificar ainda outros problemas psiquiátricos associados, até a indicação do melhor tratamento e as devidas orientações durante toda a terapia. 

Geralmente, no tratamento da depressão, é recomendado um trabalho em conjunto com um psiquiatra e psicólogo, a fim de propiciar uma reabilitação completa.

Para fazer uma avaliação apurada, o psiquiatra leva em conta o histórico familiar e do paciente, além de solicitar alguns exames. Ademais, ele analisa os sintomas relatados, que, nos casos de suspeita de depressão, podem ser:

  • Cansaço extremo;
  • Tristeza intensa;
  • Irritabilidade;
  • Angústia;
  • Pensamentos negativos ou que envolvem morte;
  • Falta de interesse por atividades diversas, inclusive prazerosas;
  • Disfunção sexual.

Além disso, o especialista geralmente aplica testes e questionários específicos para confirmar o diagnóstico. Qualquer pessoa que apresente algum dos sintomas citados, de forma persistente, a ponto de ter a sua vida afetada, deve procurar por um profissional. 

Afinal, assim como para outras diversas doenças, o diagnóstico e tratamento precoces da depressão propiciam um melhor prognóstico, com resultados mais eficazes.

Da mesma forma que ainda existe certo preconceito em relação ao psiquiatra, os transtornos de depressão também podem ser confundidos com preguiça, ou falta de vontade, melancolia, por quem desconhece essa condição, o que dificulta ainda mais a procura por ajuda especializada. 

Psiquiatra não é medico de maluco e depressão não é frescura, mas se trata de uma doença séria, que prejudica, e muito, a vida social e profissional do indivíduo, podendo afetar outros aspectos básicos da sua vida, como realizar tarefas simples do dia a dia e cuidados pessoais.

Como funciona o tratamento para depressão?

Geralmente, nesse processo, o psiquiatra entra com o tratamento medicamentoso, que, após uma avaliação criteriosa, irá definir o melhor antidepressivo de acordo com o perfil do paciente, a fim de regular a química cerebral. 

Em paralelo, se faz o acompanhamento psicológico, por meio de sessões de terapia, que ajudarão a levantar as causas do problema e a resolver as questões relacionadas. 

Em alguns casos, o psiquiatra pode encontrar necessidades secundárias e, assim, solicitar a atuação de outros profissionais, como, por exemplo, de um nutricionista, para os pacientes que também apresentam episódios de compulsão alimentar ou, pelo contrário, sofrem com a falta de apetite.

Outro exemplo é a integração do tratamento com um médico do sono, que poderá fazer um trabalho concomitante, em favor da higiene do sono dos pacientes que apresentam esse tipo de distúrbio

Ou ainda, um profissional de educação física, para estabelecer uma rotina saudável de exercícios físicos, contribuindo para a melhora da qualidade de vida do paciente. 

Além disso, a depressão pode desencadear ou potencializar outros problemas de saúde de caráter físico, podendo piorar ainda mais as condições de saúde em geral e necessitar da intervenção de outras especialidades médicas. Portanto, o tratamento na maioria dos casos precisa se dar de forma integrada e multidisciplinar.

Como escolher uma psiquiatra especializada em transtornos de depressão?

Primeiramente, é preciso saber o básico, buscando um médico com especialização em psiquiatria. Todo médico deve ter o seu registro e número ativo no Conselho Regional de Medicina do estado onde ele atua. 

O psiquiatra, além do CRM, também deve ter um número de RQE (Registro de Qualificação de Especialista), que comprove a sua especialização, ou residência, na área de psiquiatria. Para saber esse tipo de informação, basta acessar o site de cada conselho.

Da mesma forma, profissionais que se mantêm em constante atualização também transmitem mais segurança, no sentido de poder oferecer o que há de melhor e mais atual aos seus pacientes, uma vez que a medicina está sempre em evolução. 

Então, observar se ele acompanha as mudanças na sua área de atuação por meio da participação em pesquisas, palestras, cursos e eventos diversos, em busca de novos conhecimentos, é bastante válido.

Além disso, vale levar em conta a indicação de outros médicos, profissionais de saúde ou mesmo de pacientes. Hoje, com as redes sociais e os canais que permitem fazer avaliações na internet, é possível notar a reputação de determinado profissional por meio de opiniões reais.

E, por fim, deve-se verificar se o atendimento daquele profissional entra no seu orçamento, tendo em mente que o tratamento psiquiátrico normalmente é feito em longo prazo, com visitas ao menos mensais ao consultório. Ademais, é importante certificar a disponibilidade do psiquiatra e ver se os horários se encaixam na sua rotina.

Precisa de um atendimento especializado ou quer saber mais sobre os transtornos de depressão? Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.