Psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia
A pandemia da COVID-19, que arrasou o mundo e continua presente em nossas vidas, vem trazendo preocupações relacionadas não apenas ao adoecimento físico, mas também ao comprometimento do bem estar mental da população mundial. Aí a busca por psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia.
O fato de as pessoas terem que adotar protocolos de segurança como o isolamento social para evitar o contágio e disseminação do vírus, trouxe muitas alterações no próprio cotidiano das pessoas, e consequente, alterações drásticas em sua saúde mental. Isto deve-se ao fato de sermos seres que necessitam um dos outros para garantir a sobrevivência!
Em outras palavras, dependemos das relações sociais para nos sentirmos bem, em equilíbrio com a nossa saúde.
Portanto, essa necessidade de mudanças comportamentais vem gerando forte impacto na saúde mental de todos. Nos hospitais e postos de saúde, observa-se um aumento de diversos conflitos emocionais no último ano.
Saúde mental e a pandemia
Atividades que antes eram realizadas presencialmente, hoje estão todas de forma remota. Tudo isto afetou diretamente o estilo de vida das pessoas, com situações monótonas, gerando quadros de ansiedade, depressão, estresse e insônia.
Um psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia e alguns deles alertam que vem notando diversas alterações no comportamento das pessoas, até mesmo para indivíduos que não apresentavam nenhum sintoma relacionado a problemas mentais antes do início da pandemia.
Dessa forma, torna-se de extrema importância a identificação e a procura de ajuda quando algum sintoma começa a surgir, como tristeza intensa, desânimo maior, irritação constante e episódios de ansiedade.
Além disso, existem grupos que estão mais sujeitos a terem crises nesse período difícil, principalmente aqueles que já tinham diagnóstico de depressão, ansiedade, transtorno bipolar, antes da pandemia ter início. Essas pessoas têm maior dificuldade de estabilizar durante a pandemia, devido a situação estressante que estamos vivendo.
Segundo artigos publicados, os efeitos causados a longo prazo pelo isolamento social aumentaram o número de casos de alcoolismo e dependência química. Por isso que falamos que psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia.
Psiquiatra: aliado importante na saúde mental
Com os acontecimentos atuais, a figura do psiquiatra passou a ter mais evidência no dia a dia das pessoas. Profissional especialista e responsável por cuidar da saúde mental, ele se tornou figura chave no combate a quadros clínicos durante a pandemia, oferecendo conforto, ajuda e tratamento para todas as situações associadas.
Dessa forma, alertando sobre a importância do cuidado com a saúde mental, esses profissionais apontam algumas dicas essenciais para o combate às doenças e transtornos mentais associados à pandemia. São eles:
Adequar uma nova rotina a essa situação
Manter a mente ocupada e estimulada é um dos principais cuidados a serem tomadas em períodos de isolamento social e preocupação. Dessa forma, deve-se buscar novos hobbies, como cozinhar, e procurar aprender novas habilidades como a música e a costura, por exemplo.
Em outras palavras, adequar uma nova rotina às atividades diárias, de modo a manter seu cérebro ocupado e focado, com objetivos e metas. Além disso, a internet disponibiliza uma série de cursos sobre os mais variados termos, que também auxiliam em manter a mente ocupada, além de trazer novos conhecimentos.
Praticar exercícios; manter-se saudável
Assim como a mente, o corpo precisa ser exercitado constantemente. Ou seja, tudo é uma questão de equilíbrio. Além de melhorar a saúde física, o exercício físico libera também neurotransmissores naturais que regulam nosso humor, e estão intimamente ligados a sensação de bem estar do corpo humano.
Além disso, regular a alimentação também faz parte do escopo de atividades. Ingerir comidas gordurosas e industrializadas pode aumentar as sensações de cansaço e desânimo. Opte por alimentos naturais!
Uso de redes sociais
A solidão é um dos principais resultados negativos de qualquer pandemia.Se antes já utilizávamos as redes sociais, elas precisam ser ainda mais usadas agora! O contato social, mesmo que virtual, ajuda as duas partes a manterem a saúde mental em dia.
Dessa forma, entre em contato com parentes e amigos pelos meios digitais. Converse com pessoas da sua confiança sobre suas preocupações e anseios, mas não deixe de falar também , de assuntos legais e de seu interesse!
Tomar sol todos os dias
Você sabia que o sol é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo? E segundo estudos, ele também pode causar impactos positivos em sua saúde mental e no seu bem estar. Além disso, cientistas descobriram recentemente que problemas de saúde mental tendem a aumentar em épocas do ano em que há menos horas de sol!
Dessa forma, mantenha as cortinas e as janelas abertas durante o dia, e se possível, tire um período do dia para ficar na varanda, tomando sol e respirando ar fresco!
Por fim, em tempos de pandemia, é normal sentir-se preocupado e triste. Afinal, é uma situação bastante chata para todo mundo. No entanto, esses sentimentos não devem impedir que você não consiga realizar suas atividades de rotina e nem atrapalhar em seus afazeres diários. Se isto acontecer, saiba que psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia!
O psiquiatra avaliará sua condição atual, fará questionários, perguntas e indicará, possivelmente, remédios. Tudo com objetivo de você voltar a tocar sua vida dentro da normalidade.
A Dra. Olivia Pozzolo oferece a seus pacientes um atendimento humanizado e individual, sempre prezando pelas particularidades de cada um. As consultas são sigilosas, com total confidencialidade das informações trocadas durante o atendimento.
Além disso, em seu consultório você encontra um ambiente amigável e acolhedor, para que se sinta à vontade durante os encontros.Você está precisando de ajuda? Ou conhece alguém talvez precise? Entre em contato com a gente!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.