Psiquiatra não é coisa de “gente doida”, saiba o que faz esse especialista

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

De certo modo, todos seres humanos que possuem um cérebro deveriam ir a um psiquiatra. Você sabia disso? Será que você precisa de um? 

Assim como precisamos de um oftalmologista, quando sentimos que tem algo errado nos olhos, precisamos de psiquiatra para tratar as doenças do cérebro. 

As doenças do cérebro que dizem respeito a especialidade psiquiátrica são as que acometem as funções psíquicas. Humor, vontades, pensamentos, relacionamentos, concentração, são algumas das funções mentais passíveis de sofrer algum tipo de transtorno.

Nos dias atuais, com a correria, muitas vezes prestamos atenção apenas no nosso lado físico e esquecemos da parte mental. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como o equilíbrio entre os estados físicos e mentais. Ou seja, é preciso que ambos os lados estejam em sintonia.

Depressão, disfunções sexuais, ansiedade, transtorno do pânico, anorexia nervosa são algumas das doenças clínicas tratáveis pela psiquiatria. E por este fato, muitas pessoas pensam que esse profissional atua somente com pessoas problemáticas mentalmente, o que não é verdade. Ele trata de todos os distúrbios, sejam eles leves, moderados e graves.

Psiquiatra: médico da alma

Em síntese, o médico especializado em psiquiatria diagnostica, trata, reabilita e previne os transtornos mentais e de comportamento. O termo psiquiatria deriva do grego “arte de curar a alma”.

Assim, para o tratamento de transtornos mentais, o psiquiatra receita medicamentos e terapias diversas, principalmente psicoterapia. Além disso, é comum que estes profissionais trabalhem em conjunto com outros profissionais, como psicólogos e neurologistas. Ou seja, uma abordagem multidisciplinar. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, as sub especialidades da psiquiatria são:

  • Gerontopsiquiatria – especialistas em idosos;
  • Psicoterapia – psiquiatras também utilizam a psicoterapia (nestes casos, é preciso uma formação complementar);
  • Psiquiatra forense – psiquiatras podem realizar laudos de sanidade para casos civis e criminais, e tratam criminosos que apresentam riscos à sociedade;
  • Pedopsiquiatria – especialistas em crianças e adolescentes.

Funções e objetivos do psiquiatra

Em suma, a principal função do médico psiquiatra é melhorar o bem estar psíquico e aliviar o sofrimento das pessoas com transtornos mentais. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), entre as funções do médico, estão:

  • Efetuar perícias;
  • Coordenar programas e serviços de saúde;
  • Implementar ações de prevenção;
  • Elaboram documentos relacionados;
  • Difundir conhecimentos da área médica.

Como funciona a consulta com esse profissional?

Em síntese, em uma primeira o psiquiatra colhe o histórico clínico do paciente e avalia seu estado mental, por meio de perguntas sobre os seus hábitos, relacionamentos, família, trabalho, lazer e observação do comportamento, humor e discurso do paciente. E a avaliação começa desde que o paciente entra no consultório.

Além disso, o médico psiquiatra também realiza exames físicos e pode pedir exames laboratoriais e de imagem para verificar a existência de doenças orgânicas, como o Alzheimer. 

Em suma, as consultas psiquiátricas duram em média, uma hora. Por fim, a atuação deste profissional inclui consultórios, emergências, enfermarias de hospitais públicos e privados ou ainda em órgãos públicos de saúde, como centros de Atenção Psicossocial. Pode atuar em carreira acadêmica, ministrando aulas e realizando pesquisas em universidades e institutos.

O exame psíquico é essencial, pois a grande maioria dos transtornos psiquiátricos não são visíveis, a não ser por suas manifestações clínicas. Portanto, nesses casos, os sinais e sintomas são detectados a partir de técnicas e metodologias específicas de avaliação. Depois do diagnóstico, o tratamento adequado se inicia.

Aproveite sua primeira consulta para tirar dúvidas com relação ao diagnóstico e aos tratamentos oferecidos, para que não restem confusões antes de começar as visitas periódicas. Assim, quando algum outro profissional da saúde lhe aconselhar a procurar um psiquiatra, pode ficar tranquilo. Trata-se apenas mais um profissional capaz de te ajudar a ter uma vida mais saudável, física e mentalmente.

Sintomas que indicam a necessidade de procurar um psiquiatra

Na verdade, são diversos os sintomas de doenças psiquiátricas. Em geral, os sentimentos de depressão, ansiedade extrema, alucinações e delírios são os mais comuns e indicam urgência no diagnóstico dessas doenças.

Além destes, existem outros indicativos comuns, como:

  • Isolamento e desmotivação – Pessoas se sente melhor longe das outras pessoas;
  • Alterações de humor – Momentos que se alternam entre euforia e tristeza;
  • Atitudes Obsessivas e compulsivas – interferem na rotina do paciente, manias como perfeccionismo;
  • Dificuldade para raciocinar – a princípio, confusão mental e lentidão são os principais sinais.
  • Hiperatividade – Pensar em várias coisas, porém não consegue se fixar em nenhuma.

Tratamento em psiquiatria

Atualmente, existem três grandes grupos de tratamento dentro da psiquiatria:

  • Tratamento Farmacológico: em suma, trata-se daquele feito com medicação psiquiátrica, como antidepressivos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, ansiolíticos, entre outros.
  • Psicoterápico: feito sem a prescrição de medicamentos;
  • Tratamento Combinado: quando torna-se necessário unir os dois tratamentos anteriores.

Vale salientar que qualquer tratamento só inicia após esclarecimento ao paciente dos objetivos da abordagem, sua duração e todos os seus custos.

Por fim, a partir de tudo o que vimos no texto, a ideia de vincular a psiquiatria somente às psicoses é caso de pura desinformação. A psicose é apenas uma das inúmeras alterações mentais da competência da psiquiatria!

A Dra. Olivia Pozzolo oferece a seus pacientes um atendimento humanizado e individual, sempre prezando pelas particularidades de cada um. As consultas são sigilosas, com total confidencialidade das informações trocadas durante o atendimento. Além disso, em seu consultório você encontra um ambiente amigável e acolhedor, para que se sinta à vontade durante os encontros.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.