Quando procurar psiquiatra ou neurologista?

Atualmente, existem muitas dúvidas sobre a atuação e qual profissional procurar, quando o assunto é o psiquiatra e o neurologista. Mas por que tantas dúvidas? Pelo fato de ambas especialidades terem como foco de atuação o sistema nervoso humano, atuando porém, de formas distintas. Além disso, para exercer ambas especialidades, o indivíduo precisa de um diploma de medicina.
Dessa forma, quando surgem sintomas como: dor de cabeça, insônia, depressão ou perda da memória, você saberia dizer a qual profissional recorrer? Afinal, estes sintomas precisam de muitos cuidados específicos e especiais!
Vamos entender o alcance de cada um desses profissionais e como eles podem ajudar você! Começando pela forma de atuação de cada um.
Psiquiatra
Em suma, trata-se do médico especializado em psiquiatria, área da medicina que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e as alterações de comportamento. Para que ocorra esse estudo detalhado e um diagnóstico preciso, o psiquiatra utiliza todas as informações acerca do indivíduo, como histórico familiar, exames de sangue, entre outros. A partir daí, ele compara essas situações com seus sintomas atuais.
Com essas comparações, o psiquiatra poderá determinar um diagnóstico. Vale salientar que somente o psiquiatra pode determinar qual doença que o paciente apresenta e receitar remédios para ajudar no seu tratamento.
Neurologista
Trata-se do médico especializado no sistema nervoso e seus distúrbios estruturais. Assim, dentro da medicina clínica, a neurologia surge como formação adicional. Como sabemos, nosso cérebro é responsável por orientar o organismo, estimulando nossos cinco sentidos a terem pleno funcionamento. Portanto, o neurologista é responsável pelo tratamento e diagnóstico de doenças que envolvem o cérebro humano, possibilitando que o paciente possa interagir com outras pessoas da forma mais saudável possível.
Saúde emocional e psíquica x sistema nervoso
Como vimos, o psiquiatra tem seu foco em saúde emocional, e todas as doenças relacionadas, quando ela não está bem. Já o neurologista foca mais no cérebro, e os transtornos e doenças advindos do seu mau funcionamento. Assim, podemos separar as principais doenças tratadas por cada um.
Portanto, se tratando de um psiquiatra, temos:
- Bipolaridade;
- Depressão;
- Crises de pânico;
- Anorexia;
- TOC (Transtorno Obsessivo compulsivo);
- Transtornos de ansiedade;
- Esquizofrenia.
Partindo para o neurologista, podemos destacar:
- Epilepsia;
- Meningite;
- Esclerose múltipla;
- AVC;
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Enxaqueca/Cefaléia.
Em outras palavras, se você se identifica com algum dos sintomas relatados acima, e eles estão ligados a aspectos orgânicos do corpo (dor de cabeça, por exemplo), o neurologista é o profissional ideal! Contudo, se você se identifica mais com questões emocionais, envolvendo transtornos psíquicos, o psiquiatra será o especialista certo para te ajudar!
Certo, agora que sei a atuação de cada um e suas principais responsabilidades, como funciona a consulta com esses profissionais?
Consulta com um neurologista
Em suma, a primeira consulta com um neurologista é recheada de muitas perguntas. Ele procurará coletar o máximo de informações possíveis para chegar a um diagnóstico mais preciso. Assim, separamos algumas das principais perguntas abaixo:
- Já sofreu alguma lesão na cabeça?
- Descreva as dores que você sente.
- Alguém próxima da família tem enxaqueca?
- O que mudou na sua rotina desde que as dores começaram?
- Quais outros sintomas você sente?
Procure sempre extrair o máximo do profissional nas consultas. Para isto, não tenha medo de perguntar e relatar o que sente. Evite ir pra casa com dúvidas! Lembre-se que: conhecimento evita ansiedade ou preocupações desnecessárias!
Por último, quando tiver iniciado o tratamento, lembre-se de seguir e dar atenção à eficácia dos medicamentos e possíveis efeitos colaterais.
Consulta com um psiquiatra
Analogamente a consulta como neurologista, o psiquiatra também fará muitas perguntas. Inicialmente, é realizada a anamnese, que traz informações sobre o histórico de problemas de saúde que o paciente já tenha sofrido. Além desta análise, o psiquiatra fará comparações com os históricos familiares dos pacientes, de modo a perceber e entender quais são as suas atividades rotineiras de trabalho e lazer.
Vale salientar: a consulta inicia-se a partir do momento que o paciente entra no consultório. Ou seja, o indivíduo é observado como um todo, em relação a aspectos do seu comportamento, alterações no humor, fala, entre outros.
Mas afinal ,porque o psiquiatra pede exames? Porque eles são extremamente necessários. Grande parte dos transtornos psiquiátricos apenas são detectados após a aplicação de técnicas e metodologias específicas, com a avaliação completa do paciente.
Assim, com base em uma avaliação completa, a Dra. Olivia Pozzolo oferece em sua clínica psiquiátrica um atendimento individual e humanizado, sempre prezando pelas particularidades de cada paciente. As consultas são sigilosas, com total confidencialidade das informações trocadas durante o atendimento.Além disso, em seu consultório você encontra um ambiente amigável e acolhedor, para que se sinta à vontade durante os encontros.
Quando eu procuro um psiquiatra?
Em suma, existem alguns sintomas que acendem um alerta para a busca de psiquiatra. Dessa forma, podemos citar:
- Mudanças constante de humor;
- Alterações no apetite;
- Dependência de drogas;
- Isolamento;
- Tentativas de suicídio;
- Angústia sem causas aparentes;
- Pensamentos pessimistas e autodestrutivos.
Uma vez diagnosticado o transtorno, o médico psiquiatra indicará o melhor tratamento, que pode envolver o direcionamento para outras especialidades médicas ou psicológicas. O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente para que ele possa conviver o mais tranquilamente possível consigo mesmo e em sociedade.
Também é fundamental o apoio de familiares e amigos para que o paciente procure ajuda médica e se restabeleça.Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente!
Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.