Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados, podendo causar sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e em outras áreas de sua vida.
Tipos de transtornos de personalidade
Os principais tipos de transtornos de personalidade são:
- Transtorno de Personalidade Paranóide: tendência à desconfiança de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo sem motivos. Os indivíduos não costumam expressar muito afeto, sendo considerado por muitos, uma pessoa fria e distante.
- Transtorno de Personalidade Esquizóide: dificuldade de construir e manter relações pessoais e também de expressar emoções. Os principais sinais são: frieza emocional, pouca expressão de sentimentos calorosos e indiferença a elogios ou críticas.
- Transtorno de Personalidade Esquizotípica: pessoas com crenças diferentes das comuns, experiências de ilusões e pensamentos e falas que “fogem da normalidade”.
- Transtorno de Personalidade Antissocial: pessoas que têm o comportamento irresponsável, explorador e insensível, marcado pela completa ausência de remorsos.
- Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline): a pessoa costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente.
- Transtorno de Personalidade Histriônica: pessoas mais imaturas e com tendência a serem dramáticas e sempre buscarem as atenções para si.
- Transtorno de Personalidade Narcisista: pessoas que se julgam grandiosas e especiais. Por isso, desprezam e exploram os outros em suas relações sociais.
- Transtorno de Personalidade Dependente: indivíduos extremamente dependentes emocionalmente dos outros.
- Transtorno de Personalidade Ansiosa: são pessoas inibidas, ansiosas. de autoestima baixa e excessivamente sensíveis a críticas e rejeições.
- Transtorno de Personalidade Obsessiva: indivíduos com forte tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso, disciplinado e exigente.
De maneira geral o tratamento para os transtornos de personalidade inclui medicamentos e terapia. Cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Olivia Pozzolo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC.
Registro CRM-SP nº 186706.